Antonio Gramsci e a pesquisa educacional
Antonio Gramsci e a pesquisa educacional
- EditoraALAMEDA
- Modelo: 9V60728
- Disponibilidade: Em estoque
R$ 57,80
R$ 68,00
No Brasil, há um número considerável de estudos sobre a circulação das ideias de Antonio Gramsci. Esses estudos tenderam a destacar a circulação das ideias de Gramsci no interior dos partidos políticos e dos movimentos sociais. Até o momento não havia nenhum estudo exaustivo sobre essa presença no pensamento pedagógico brasileiro. A publicação Antonio Gramsci e a Pesquisa Educacional, de Márcia Aparecida Jacomini, preenche essa lacuna de modo competente. Não apenas mapeia as teses e dissertações sobre políticas educacionais que fizeram uso de categorias gramscianas, como investiga os autores e obras citadas, as edições dos escritos gramscianos utilizadas, os conceitos mobilizados e o modo como o foram.
O resultado da obra é um mapa abrangente, o estudo mais completo sobre os usos de Gramsci no pensamento educacional brasileiro. A pesquisa revelou a vitalidade de um pensamento que ainda se faz presente com força nos estudos sobre políticas educacionais. Revelou, também, e a autora destaca isso em sua conclusão, que ainda há um longo caminho a percorrer para um uso mais consistente desse pensamento. Tais conclusões permitem não apenas estabelecer um diagnóstico desse campo disciplinar. Elas também indicam um caminho a ser percorrido e contribuem, desse modo, para o desenvolvimento da pesquisa no Brasil.
No pensamento gramsciano, educação ou “relação pedagógica”, conforme ele a designa em sentido amplo, não se reduz à educação escolar. Os questionamentos sobre a educação são, portanto, indissociáveis de seu projeto global, do problema da hegemonia, do bloco histórico, da cultura, dos intelectuais, do Estado, das classes subalternas.
O resultado da obra é um mapa abrangente, o estudo mais completo sobre os usos de Gramsci no pensamento educacional brasileiro. A pesquisa revelou a vitalidade de um pensamento que ainda se faz presente com força nos estudos sobre políticas educacionais. Revelou, também, e a autora destaca isso em sua conclusão, que ainda há um longo caminho a percorrer para um uso mais consistente desse pensamento. Tais conclusões permitem não apenas estabelecer um diagnóstico desse campo disciplinar. Elas também indicam um caminho a ser percorrido e contribuem, desse modo, para o desenvolvimento da pesquisa no Brasil.
No pensamento gramsciano, educação ou “relação pedagógica”, conforme ele a designa em sentido amplo, não se reduz à educação escolar. Os questionamentos sobre a educação são, portanto, indissociáveis de seu projeto global, do problema da hegemonia, do bloco histórico, da cultura, dos intelectuais, do Estado, das classes subalternas.
Características | |
Autor | Márcia Aparecida Jacomini |
Biografia | No Brasil, há um número considerável de estudos sobre a circulação das ideias de Antonio Gramsci. Esses estudos tenderam a destacar a circulação das ideias de Gramsci no interior dos partidos políticos e dos movimentos sociais. Até o momento não havia nenhum estudo exaustivo sobre essa presença no pensamento pedagógico brasileiro. A publicação Antonio Gramsci e a Pesquisa Educacional, de Márcia Aparecida Jacomini, preenche essa lacuna de modo competente. Não apenas mapeia as teses e dissertações sobre políticas educacionais que fizeram uso de categorias gramscianas, como investiga os autores e obras citadas, as edições dos escritos gramscianos utilizadas, os conceitos mobilizados e o modo como o foram. O resultado da obra é um mapa abrangente, o estudo mais completo sobre os usos de Gramsci no pensamento educacional brasileiro. A pesquisa revelou a vitalidade de um pensamento que ainda se faz presente com força nos estudos sobre políticas educacionais. Revelou, também, e a autora destaca isso em sua conclusão, que ainda há um longo caminho a percorrer para um uso mais consistente desse pensamento. Tais conclusões permitem não apenas estabelecer um diagnóstico desse campo disciplinar. Elas também indicam um caminho a ser percorrido e contribuem, desse modo, para o desenvolvimento da pesquisa no Brasil. No pensamento gramsciano, educação ou “relação pedagógica”, conforme ele a designa em sentido amplo, não se reduz à educação escolar. Os questionamentos sobre a educação são, portanto, indissociáveis de seu projeto global, do problema da hegemonia, do bloco histórico, da cultura, dos intelectuais, do Estado, das classes subalternas. |
Comprimento | 21 |
Edição | 1 |
Editora | ALAMEDA |
ISBN | 9786559660728 |
Largura | 14 |
Páginas | 260 |